terça-feira, 2 de julho de 2013

Perguntas de uma octogenária que não sabe ler, nem escrever


Estimado Pedro,
Continuo preocupado contigo. Tu precisas de tratamento. Psiquiátrico, pelo certo.
Lembras-te de um moço do teu governo sair por ter sido acusado de ter feito umas falcatruas numa empresa do Estado? Sabes para onde ele foi? Voltou ao lugar onde cometeu os crimes de que o acusaram. Terá sido para continuar o “trabalhinho”? Ou é o merecido prémio por ser um moço sem vergonha?
Seja lá por que motivo for, o certo é que ele continua lá, apesar de todo o mundo achar isso errado. Sabes onde ele devia estar, não sabes? Foi para esses tipos que se construíram uns edifícios com grades nas janelas. Mas está bem. Também te desculpamos isso, que aliás já passou.
O que a minha sogra não te perdoa é essa tua mania de continuares casmurro. Ela quer saber se a nomeação de Maria Luís Albuquerque é um prémio por ela ter assinado os tais contratos em que o Estado perde sempre (ou na maioria das vezes), ou se é birra tua? Que dizes?
Eu disse-lhe que a nomeação dela foi por mais ninguém aceitar juntar-se ao teu bando, mas ela, octogenária que não sabe ler nem escrever, acha que apenas a escolhestes por seres incompetente, apesar de eu te achar um homem que sabe o que está a fazer. Mas ela insiste e pergunta se estás a tratar já do teu futuro e a garantir que vais ter um cargo bem remunerado, e por isso colocas nos cargos mais importantes, as pessoas que os alemães acham serem os melhores.
É isso, não é?

Sem comentários: