quarta-feira, 6 de julho de 2005

G8 e a violência

As cenas de violência entre activistas anti-globalização e as forças de segurança não me convencem. É evidente que são reais, mas não naturais, ou seja: não acontecem por acaso.
É por desprezo pela segurança que se mediatiza uma conferência mundial, ou é por conveniência? Estas manifestações de activista a favor do fim da fome no mundo não serão encomendadas?
Eu sou a favor da globalização! Defendo a globalização da riqueza, dos direitos humanos, dos cuidados de saúde, do bem estar, enfim, sou a favor de uma mais justa distribuição da riqueza do planeta. E podem dizer que a miséria em África se deve em grande parte à corrupção e a outros males, podem acusar este ou aquele regime, mas a verdade é que nenhum regime ou sistema sobrevive sem o apoio de quem detém o poder no mundo. Só há guerras porque se fabricam armas e as empresas que as produzem querem lucros. Por isso, da próxima vez que se reunirem em cimeira, façam-no discretamente, porque assim poupam-nos a cenas de violência gratuita, já que dessas cimeiras pouco sai de positivo para a humanidade.

Sem comentários: