sexta-feira, 27 de maio de 2005

Debate inócuo?

O extenso texto do tratado que estabelece uma constituição para a Europa não vai ser lido por muitos portugueses. Provavelmente tinha que ser assim longo, mas poucos o lerão por inteiro.
Sendo assim, o resultado do referendo irá certamente ser condicionado pelas posições assumidas pelos partidos da área do poder. Aquilo que eles disserem, aquilo que eles defenderem, será o que a maioria dos portugueses irá aprovar, embora haja uma boa parte de eleitores que irá escolher por sua cabeça, mas também há aqueles que por não terem tempo, ou paciência, para lerem o texto na íntegra, irão escutar as opiniões de pessoas que habitualmente emitem as suas opiniões publicamente e que lhe inspirem confiança. Nesse sentido é muito útil o debate que se está a gerar em alguns blogues, pena é que as discussões sejam mais ao nível ideológico e não ao nível das questões concretas, tais como o que vai acontecer, de significativo, nos países que adoptarem o tratado como seu.
Portugal perde soberania, se aprovar a constituição? Perdemos a nossa identidade? Porquê? São questões como estas que eu, e creio que muitos dos portugueses gostariam de ver debatidas. Aqui fica a minha sugestão.

Sem comentários: